O nono Mandamento
(não
dirás falso testemunho)
1)Quão importante é a verdade?
(Êx 20:16) Para apreciar plenamente o Nono Mandamento, com a sua proibição de mentir, temos de perceber o quão importante é a verdade de Deus.
(Pv 30:5) (Dn 10:21) (Jo 17:17) Como a fonte da verdade, Deus exige que seus servos sempre falem a verdade. Sob a inspiração de Deus. Deus espera que a verdade permeie todas as facetas da nossa vida (Sl 15:1 a 4).
2) Existem quantos tipos de mentira?
Mentira direta, Meia verdade, Mentira piedosa, Falso testemunho, Auto engano.
3) Quem faz o uso do falso testemunho? Qual a finalidade?
Exemplos (1Rs 21:7 a 16) (Mt 26:59 e 60) É quase impossível hoje em dia ter certeza que alguém está dizendo a verdade. Quase todo mundo tenta equilibrar o risco de ser pego aos benefícios percebidos de mentir. Algumas empresas são surpreendentemente criativas ao camuflar o engano quando anunciam seus produtos. Em quase todo lugar é possível encontrar indivíduos, empresas e outras organizações envolvidas em um jogo sofisticado de como podem enganar sem atrair processos judiciais ou alienar potenciais clientes. Hoje em dia, mentir é um modo aceitável de vida. Nosso mundo é descrito com precisão no relato de Isaías sobre a antiga Israel (Is 59:4).
Como Deus vê a epidemia de mentiras dos israelitas? (Jr 7:28; 9:3).
Como era naquela, hoje também as pessoas rotineiramente introduzem o engano em seus relacionamentos―pessoais, sociais, políticos, religiosos e econômicos. A falta de honestidade é tão amplamente aceita que a censura pública já não mais desencoraja ao mentiroso. Porque isso tem que vir do interior da pessoa.
4) Como a Bíblia considera o homem que levanta falso testemunho contra o seu próximo?
(Pv 25:18)
5) Você é sincero ?
Agora vem uma pergunta importante para você pessoalmente: Você mente? Que importância você dá a ser verdadeiro? Mentir é repugnante para você? Estas questões são cruciais. Você precisa perguntar e responder a estas perguntas para si mesmo e sinceramente. As tentações para mentir nunca acabam. Elas estão sempre presentes. Mentir é uma maneira tão rápida e sem esforço de conseguir uma vantagem sobre os outros. Ela parece oferecer uma fuga rápida e fácil de embaraços, medo e culpa. Mas a Bíblia diz: (Pv 12:22). Estamos diante de uma escolha fundamental: Ou nós seguimos o exemplo de Deus da veracidade e da honestidade em nossas ações e conversas, ou seguimos o exemplo do autor da mentira, Satanás. Jesus nos diz que o diabo é “mentiroso e pai da mentira” (Jo 8:44).
6) Quem mente torna-se filho de quem? O que acontece com os que amam e praticam a mentira?
(Jo 8:44) (Ef 4:25) (1Jo 2:21) (Pv 19:9) (Ap 21:27; 22:15)
7) Que alerta recebemos de Deus quanto ao juramento falso feito em seu nome?
(Lv 19:12)
8) De onde procede o falso testemunho? O que ele faz ao homem? e como supera-lo?
(Mt 15:19 e 20) Na volta de Cristo, Restaurar o respeito pela verdade como uma forma universal de vida será uma prioridade quando Jesus Cristo voltar para estabelecer Seu governo. Naquele tempo, Jesus Cristo irá insistir para que toda a humanidade siga Seus passos ao aceitar, acreditar e falar a verdade.
Aprender a ser firme e consistente requer auto-disciplina e coragem, e para ter essa firmeza e consistência precisamos da ajuda de Deus. Muitas vezes, nos encontramos fazendo coisas que sabemos que são erradas. Então, por que as fazemos? O profeta Jeremias nos dá a resposta (Jr 17:9 a 10).
Deus entende a nossa natureza e revela como combatê-la. Jesus explicou que embora possamos estar dispostos a obedecer, a nossa carne é fraca (Mc 14:38).
Outro apóstolo, Pedro, negou a Jesus na noite de Sua traição, mentindo sobre conhecê-Lo (Mt 26:69-74). Como Pedro, a maioria das pessoas acham quase impossível abandonar todas as formas de falsidade até que entregam suas vidas a Deus e começam a buscar sinceramente Sua ajuda.
Devemos pedir essa ajuda. E como podemos recebê-la? (Hb 4:14 a 16). Temos em mãos a solução para essa fraqueza humana generalizada e insidiosa. Paulo exortou os membros da Igreja em Éfeso para que (Éf 4:24 a 25).
Tudo na vida de um cristão tem que estar ancorado na verdade. Deus quer que, como Seus filhos, nos comprometamos com a verdade e a reflitamos em tudo que fazemos. É por isso que Deus nos ordena em (Êx 20:16) “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo!”

Comentários
Postar um comentário