O Quinto mandamento



 O Quinto mandamento

(honra teu pai sua mãe)

1) Por que Deus determinou que o filho honre o seu pai e a sua mãe?

(Êx 20:12) (Ef 6:2 a 3) (Tg 2:10 e 11). Este mandamento tem a intensão de construir um relacionamento estável, amoroso e duradouro.

2) Oque esse mandamento nos ensina ?

Aprender a ter responsabilidade com o nosso próprio comportamento e caráter é um início para as boas relações. Esse é o foco principal do quinto mandamento a importância de aprender a respeitar os outros, enquanto ainda somos crianças. 

Nos orienta sobre boa convivência com os outros, a maneira correta de submeter-se a autoridade e como aceitar a influência de conselheiros.

A família é o alicerce da sociedade. Famílias fortes constroem sociedades e nações fortes. Quando as famílias são desintegradas e desfeitas surgem resultados trágicos e tristes refletidos nas manchetes dos jornais.

3) Por onde começa a honra ?

Nós, pais, devemos pensar primeiro em nós mesmo como crianças filhos de Deus. Tem muitíssimo importante que respeitamos e obedecemos ao pai celestial como também é para nossos filhos nos respeitarem e obedecerem. Somente assim é possível compreendermos completamente o nosso papel de líder espiritual de nossos filhos. (Dt 6:5 a 7) aplicação é Clara: somente quando temos princípios corretos em nossos corações é que nós conseguimos, como pais, passá-los a nossos filhos (Ml 1:6).

Deus coloca a responsabilidade principal de ensinar as crianças os princípios básicos da vida diretamente sobre os ombros dos pais. O respeito aos outros deve ser um hábito normal e natural aprendido durante a juventude.

Os pais que acompanham os seus filhos na busca da palavra de Deus estão ensinando como confiar no julgamento de Deus em vez de confiar em suas próprias emoções, caprichos e desejos.

3) O que os filhos devem fazer para honrar seus pais e sua mãe? (Pv 1:8; 4:1; 6:20; 19:26 e 27). 

4) Segundo a palavra de Deus, atualmente, haveria grande transgressão do 5° mandamento?

(Mc 13:12) (Mt 24:12) (Mt 15:4 a 6) (Rm 1:30). É espantoso abuso e a exploração do ser humano para com seu semelhante. Precisamos desesperadamente reverter os resultados assustadores de nossa incapacidade de conviver uns com os outros.

5) Qual a diferença entre um filho que honra e o que desonra a seu pai e mãe?

(Pv 10:1; 13:1; 15:5 e 20; 17:25; 28:7). 

6) Que exemplo Jesus nos deixou acerca do dever de honrar pai e mãe? (Jo 5:30).  

7) É um mandamento para a vida ?  

O dever de honrar nossos pais não cessa quando nos tornamos adultos. É um compromisso de vida. Ainda devemos respeitar sua sabedoria, buscar seus conselhos e permitir que se envolvam continuamente em nossas vidas. 

À medida que envelhecemos, nossos respeito a eles deve incluir cuidados físicos e, se necessário, ajudá-los e apoiá-los financeiramente.     Jesus criticou as pessoas que, em sua época, negligenciavam e se negavam a cuidar apropriadamente de seus pais (Mc 7:9 a 13). 

8) Como devemos tratar os Pais que são difíceis de respeitar ? 

Exemplos: os que cometem: Abuso verbal, Físico ou sexual. Deus não exige, no quinto mandamento, que os filhos desse tipo de pai continuem a submeter-se a eles ou a maus tratos.  Mas ainda assim devemos respeitar os nossos antepassados. 

Jesus disse para amar e orar até mesmo para os nossos inimigos (Mt 5:44 a 45). Isto também aplica-se aos pais.  

Não devemos ter ódio ou raiva deles. Mas devemos veemente desaprovar seu modo de vida. Podemos desprezar seu comportamento pecaminoso. Devemos orar para que Deus os ajude a entender como estão errados seus caminhos para que possam se reconciliar com eles. 

9) Para quem ocupa cargos eclesiástico ou liderança é errado punir os pais ? (1Rs 15:13) Todos que não agradam ao senhor estão sujeitos a lei, Deus não olha para parentesco. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trindade

Batismo

Três fatores da salvação