O sétimo mandamento
O
sétimo mandamento
(não adulterarás)
1) Qual o foco do deste mandamento ?
O homem e a mulher foram destinados para ficar juntos, precisamos uns dos outros.
Somente assim podem se tornar uma só carne fisicamente, unindo-se em um relacionamento sexual. Jesus deixa claro que Deus, desde o início, teve a intenção de que o casamento fosse uma relação monogâmica (único parceiro) e permanente (Mt 19:3 a 6).
Deus quis que o casamento e o sexo – nessa exata ordem.
A não ser que os desejos de atração natural pelo sexo oposto sejam canalizados exclusivamente para uma relação de casamento amoroso, a tentação de se envolver em imoralidade sexual pode facilmente dominar o nosso autocontrole. Esta fraqueza é o foco do sétimo mandamento (Êx 20:14). O adultério é a violação da aliança do casamento com a participação voluntária em atividade sexual com alguém que não seja o cônjuge.
Nenhuma relação sexual de qualquer tipo deve ocorrer fora do casamento. Essa é a mensagem deste mandamento.
Em grande parte do mundo a imortalidade sexual não é mais considerada um expressivo mal social. Porém, Deus condena categoricamente todas as formas de imoralidade sexual (Ap 21:8), inclusive o sexo antes do casamento.
2) Este mandamento nos trás orientação ?
Deus nos deu o sétimo mandamento para que nos guie e defina os papeis sexuais que mais trazem a felicidade duradoura e estável. Deus criou o sexo. Ele teve essa ideia. E, contrariando algumas antigas opiniões, ele quer que desfrutamos abundantemente de uma relação sexual prazerosa e estável dentro do casamento. Nesse contexto, nossa sexualidade nos permite transmitir apreço, carinho, dedicação e amor ao nosso companheiro. Ademais pode beneficiar imensamente nossa sensação de bem-estar e contentamento.
Deus quer que a relação conjugal seja fortalecida e protegida (Ec 9:9).
E quanto ao adultério Deus adverte: (Pv 5:20 a 22). Novamente avisados (Pv 6:27 a 29 e 33).
3)Quais Consequências do pecado sexual ?
Os danos sociais e pessoais trazidos pela imoralidade sexual são tão profundos que desafiam a nossa capacidade de quantificar os seus efeitos no sofrimento humano. A maioria das pessoas simplesmente se recusam a refletir sobre suas consequências graves e imprevisíveis.
Qualquer forma de imoralidade é, no final das contas destrutivas (Pv 6:32) A primeira vítima, que o adultério causa dano, é a nossa alma, mente e caráter (1Co 6:18).
Considere os efeitos desastrosos da revolução sexual. Explosão de doenças sexualmente transmissíveis. A (AIDS) que tem causado sofrimento e mortes igualmente a epidemias mais mortais da história.
As crianças são as grandes perdedoras em nossa sociedade acelerada, com sua aclamada revolução sexual. Cada vez menos orientação dos pais. A sociedade está perdendo a noção de tudo o que é a família.
Custo dos lares desfeitos
Os lares destruídos são a principal consequência da imoralidade sexual e de casamento fracassados da infidelidade.
Além disso, é preciso acrescentar os elevados honorários advocatícios e diminuição da produtividade e da renda, para não mencionar a perda de moradias e bens pessoais. Estes fatores reduzem muitas pessoas a pobreza principalmente mães solteiras com crianças pequenas.
O custo psicológico
o custo psicológico da rejeição, traição e abandono é impressionante. o espírito de milhões de pessoas está submerso na depressão, na raiva e na amargura. muitas dessas pessoas estão emocionalmente corrompidas para a vida. Algumas dessas procuram aconselhamento, enquanto outras procuram vingança.
4) Adúltero é uma prova de falta de amor?
(Rm 13:8 a 10).
5) Podemos ser tentados além do que somos capazes de suportar? (1Co 10:13).
6) O que são o homem e a mulher unidos em matrimônio? Oque Deus planeja com essa união?
(Gn 2:24) (Ml
2:14 a 16).
7) Podemos deixar nosso cônjuge e nos unirmos a outro?
(Mt 19:9) (Pv 6:32).
8) Existe
adultério sem contato físico?
A luxúria é o começo do adultério e da imoralidade (Mt 5:27 a 28). Totalmente ao contrário da opinião da maioria das pessoas, as fantasias sexuais são tudo menos inofensivas. Nossa ações se originam em nossos pensamentos e nos desejos que permeiam a nossa mente (Tg 1:14 a 15).
Nem toda atração é luxúria
Também é importante não interpretar o que Jesus disse sobre a luxúria em um contexto no qual nunca foi sua intenção. Caso contrário, nossa visão de atração legítima, que naturalmente precede o namoro e o casamento, pode tornar-se totalmente distorcida.
Esse tipo de amor é um dom de Deus (Rm 5:5) (Gl 5:22).
9) Segundo o dicionário, qual é o significado da palavra adultério?
(Alterar a descendência legítima, falsificar, corromper).
10)Como lidar com pecado sexual
É importante entender como Deus olha para nós. Devemos entender que Deus é misericordioso. Ele não tem prazer em nos punir pelos pecados. Ele prefere nos ajudar a transformar nossas vidas (Lc 12:32) (Ez 33:11) (1Jo 1:9).
Quais medidas devemos tomar para uma mudança no nosso comportamento ? A palavra de Deus oferece o seguinte conselho (Sl 119: 9 a 11) (Is 1:18).
11) Como alcançar estabilidade no casamento ?
o companheirismo é uma das maiores bênçãos que podemos ganhar com um casamento estável e amoroso. Deus reconhece isso quando nos criou. (Gn 2:18).
Extra:
O que acontecerá com os que adulteram a palavra de Deus? (Ap 22:18) (Pv 30:6) (1Co 6:9).

Comentários
Postar um comentário