O terceiro Mandamento
O terceiro Mandamento
(não tomar meu nome em vão)
1) De que forma somos advertidos em relação ao uso do nome de Deus?
(Êx 20:7) (Lv 19:12) Este mandamento vem no sentido de mostrar respeito, o respeito é a base fundamental de um relacionamento. Existe uma versão Bíblica, que Deus assim “Não usem mal o meu nome” no sentido de : engano; fraude; malícia; falsidade; vaidade; vazio. O relacionamento íntimo com Deus exige de nós uma atitude correta, sincera e respeitosa.
2) Quando é que podemos estar tomando o nome de Deus em vão?
(Mt 15:8 e 9).
Os israelitas trouxeram tanta vergonha ao nome de Deus que ele permitiu aos seus inimigos removê-los de sua terra e levá-los cativos (Ez 36:21 a 23) (Rm 2:21 a 24).
Alexandre (o grande) pode ter dito "Krateros" (o nome de um de seus generais),"Ou você muda de atitude ou de nome!". Podemos ver a se nem Alexandre gostava do uso de seu nome de qual modo imagina Deus !.
3) Qual é o nome de Deus?
Em hebraico, seria (yhwh), são palavras que não temos transliteração (ao português), ou seja, não podemos traduzi-la. Algumas pessoas por não entenderem acham que as palavras (Deus, pai, Eu sou, Ancião de dias ou Altíssimo) é o nome de Deus, porém são apenas títulos que descrevem seus atributos e características.
4) Será que podemos achar o nome de Deus no novo testamento? (Jo 17:11) Jesus disse, pai guarda-os em teu nome, o nome que tu me deste, assim entendemos que Deus deu o seu próprio nome a seu filho, e quando tomamos o nome de Jesus em vão estamos quebrando o terceiro mandamento.
5) Oque este mandamento vem nos ensinar ?
No fim das contas, não é o suficiente apenas evitar o uso inapropriado do seu nome. Ele quer nosso amor e respeito. A verdadeira atitude de honrar a Deus começa nos nossos pensamentos. E também saber o que ele requer de nós e o pé quê.
O terceiro mandando deixa bem claro que o próprio Deus o trata com seriedade ,” porque o senhor não tomará por inocente o que tomar o seu nome em vão.

Comentários
Postar um comentário