Óleo da unção

   


Óleo da unção 


1)O que é a Unção?

Unção significa ‘ato ou efeito de ungir’.  Contudo, unção não é o óleo em si e sim a manifestação do poder de Deus através do Espírito Santo que nos unge. A unção espiritual é a capacitação dada por Deus a alguma pessoa para cumprir uma missão específica e especial, dentro de propósitos divinos. Unção é poder!


2)Quem é ungido? (Sem óleo) A unção do Espírito Santo foi derramada sobre:


JESUS: Jesus foi ungido pelo Espírito Santo (Lucas 4.18). O próprio título de Jesus, chamado Cristo significa Ungido (Atos 10.38). Jesus foi ungido "com óleo de alegria" (Hebreus 1.9).


OS APÓSTOLOS: Pedro era ungido de tal modo que as pessoas colocavam os doentes sob sua sombra para que fossem curados (Atos 5.15,16). As pessoas procuravam Paulo levando "lenços e aventais e as enfermidades fugiam deles" (Atos 19.11,12).


OS CRENTES FIÉIS: Servos do Senhor que buscam a unção espiritual, "mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu é Deus, o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações" (2 Coríntios 1.21, 22).

Ungido é a pessoa que tem a unção do Espírito Santo em sua vida!


O que é unção com óleo?

É o ato de derramar óleo sobre alguém ou sobre algum objeto, com o sentido de torná-lo consagrado a Deus, ou de buscar a cura divina sobre o enfermo. Ungir quer dizer: "untar com óleo ou com ungüento"; "aplicar óleos consagrados"


O que é o óleo da unção?

Composto de "principais especiarias" como mirra, canela aromática, cálamo aromático, cássia e azeite de oliveiras, considerado como o "azeite da santa unção" (Ver Êxodo 30.22-25). Era santo, com utilização definida não podendo ser usado para qualquer outra coisa senão para ungir (origem do óleo) (Êxodo 30.31-33).


O óleo preparado para ungir é um símbolo utilizado em obediência à ordenança da Palavra de Deus. Este óleo é consagrado em oração e jejum ao mesmo tempo em que as pessoas que ministrarão a unção se prepararam para isso.


Significado das 7 unções:

Mirra: Cura do Corpo.


Bálsamo: Cura da Alma, 

Restauração da Alma.


Acácia ou Cassia: Libertação.


Canela ou Cinamomo: Benção no Lar.


Rosa de Saron: Amor e Vida Sentimental.


Aloés: Poder e Beleza.


Nardo: Prosperidade.


Quais são os efeitos da unção ?

A Unção dos enfermos tem o objetivo de confortar o doente, perdoar os seus pecados e transmitir um sentimento de alívio espiritual e físico. 


O que pode ser ungido?

O ato de ungir os objetos com o "azeite da santa unção" dava-lhe um caráter sagrado (Êxodo 30.26-29; 40.9-11). A partir do momento que era ungidos, não podiam se utilizados para outras finalidades. O rei Belsazar foi castigado por ter feito uso indevido dos vasos consagrados do templo do Senhor (Ver Daniel 5.2-5; 23).

Instrumentos e utensílios da Casa de Deus devem ser ungidos como consagrados para o santuário.


Quem deve ser ungido?

A unção deve ser ministrada para cura, autoridade e dedicação do ministério:


A UNÇÃO DOS SACERDOTES: Os sacerdotes, após ungidos, eram considerados santos, devendo dedicar-se ao serviço do Senhor (Êxodo 30.30; 29.7; Levítico 8.12). Hoje, no Cristianismo, todos somos “sacerdócio real” (1 Pedro 2.9), porque temos a unção espiritual.


A UNÇÃO DOS REIS: O azeite era derramado sobre eles, na consagração para o cargo real, como servo de Deus. Alguns reis que foram ungidos: Saul (1 Samuel 10.1); Davi (1 Samuel 16.13; 2 Samuel 2.4; 11.7); Jeú (2 Reis 9.1,3); Salomão (1 Reis 1.39). Esta é uma unção de autoridade.


A UNÇÃO DOS PROFETAS: Elias ungiu Eliseu como sinal de que o mesmo Espírito que estava sobre sua vida se manifestaria sobre Eliseu como seu sucessor (1 Reis 19.16).


 A UNÇÃO DOS ENFERMOS: Os leprosos deveriam ser ungidos ministrando sobre suas vidas o perdão a cura (Levítico 14.13-18). Mas não é o azeite que cura, mas a fé no Nome de Jesus, da parte dos que oram e da parte do enfermo.

A unção deve ser ministrada para cura de enfermos e para autoridade espiritual sempre que alguém é levantado para exercer um ministério.


Quem pode ungir?

A unção deve ser ministrada por pessoas separadas para este ministério:

DISCÍPULOS: Marcos 6.13

Os seguidores de Jesus praticavam a unção ordenada por ele para curar enfermos. 


Certamente, era algo muito comum, embora as curas operadas por Jesus não utilizassem o óleo como elemento auxiliar porque Jesus é a própria unção em pessoa. Para ungir é preciso primeiro ser um discípulo de Jesus!

PRESBÍTEROS: Tiago 5.14

Presbítero significa pastor ou supervisor. Algumas traduções dizem ‘ancião’ para designar o líder espiritual. Ou seja, uma pessoa responsável pelo rebanho. Este texto deixa bem claro que somente pessoas separadas para ungir podem ministrar a unção.


No Antigo Testamento a unção era ministrada por sacerdotes ou profetas, mas no Novo Testamento manda que sejam os seguidores de Jesus responsáveis por esta tarefa. Na ausência dos ministros e presbíteros, em situações especiais, é admissível que diáconos, auxiliares, e obreiros em geral untem os enfermos desde que tenha autorização pastoral (Hebreus 13.7).

Jesus ordenou que se ministrasse a cura e libertação sem cobrar nada de quem recebe porque “de graça recebestes, de graça dai” (Mateus 10.8). Então ninguém pode cobrar para ungir ou mesmo insinuar que a pessoa oferte em troca.



Quais partes do corpo podem ser ungidas?

Normalmente, deve-se ungir a cabeça do doente com o diz o Salmo 23.5 “unges-me a cabeça com óleo” e o Salmo 133.2 diz que a unção vem sobre todo corpo “como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes”.

No caso do leproso era aplicado o óleo de unção na orelha direita, dedo polegar do pé direito e dedo polegar da mão direita. Depois o restante do azeite era derramado sobre a cabeça do leproso como símbolo de cura total (Levítico 14.17,18). A mulher ungiu os pés de Jesus, mas não em caso de enfermidade (Lucas 7.38).

Atualmente existem certas práticas, utilizadas por alguns, de ungir inclusive partes íntimas. Isso é exagero, e não tem base na Palavra de Deus. Quando se unge a cabeça significa que todo o corpo recebe a unção.


O uso do óleo ( novo testamento)

Dito isto,  consideremos quatro questões sobre o uso do óleo:


1) O Novo Testamento não prescreve unção com óleo na consagração de ministros

Mas somente a imposição de mãos – considerada pelo autor de Hebreus como “rudimentos da doutrina de Cristo” (Hebreus 6:1,2)


“E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.” (Atos 6:5-6)


“E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.” (Atos 13:2-3)


“A ninguém imponhas precipitadamente as mãos [para o ministério], nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.” (1 Timóteo 5 : 22)


Alguém pode argumentar que isso era feito no Velho Testamento e teremos que concordar. Contudo, estamos na Nova Alianças e as leis sacerdotais não mais vigoram, pois temos um novo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque e não de Arão (Hebreus 7:11). A unção com óleo nos tempos antigos foi realizada como simbologia para nossa esperança (Romanos 15:4) em dois sentidos


(i) Cristo foi ungido pelo Pai como nosso Rei-Profeta-Sacerdote com o Espírito Santo e com virtude.


Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu [chrio] com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. (Hebreus 1:9)


O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu [chrio] para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração (Lucas 4:18)


Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste [chrio], se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel; (Atos 4:27)


Como Deus ungiu [chrio] a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. (Atos 10:38)


Esse é um motivo para grande alegria! Deus ungiu seu  Filho para nos libertar. A unção do Filho está diretamente relacionada a nossa Salvação! Nós temos Aquele que foi ungido diretamente por Deus Pai como Rei, Profeta e Sacerdote.


(ii) Cristo e o Pai, em graça divina, nos tornaram participantes da unção de Cristo nos dando igualmente o Espírito, como também nos tornando reis e sacerdotes diante dele.


Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus, o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações. (2 Coríntios 1:21,22)


“E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.” (Apocalipse 1:6)


Não precisamos de nenhuma unção [chrio] de homens, pois já fomos ungidos por Deus. O que nos leva ao próximo ponto.


2) O Novo Testamento não prescreve unção com óleo no Batismo do Espírito Santo

Como vimos anteriormente, a simbologia do óleo e do Espírito do Antigo Testamento foi cumprida em Cristo e em nós quando recebemos o mesmo. Não precisamos ser ungidos com óleo, pois o verdadeiro Óleo, o Espírito, foi derramado sobre nós.


Vemos nos relatos de batismo com o Espírito Santo somente o uso de imposição de mãos:


“Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.” (Atos 8:17)


“E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.” (Atos 19:6)


Outro texto que pode nos auxiliar neste quesito é 1 João 2:20,27:


E vós tendes a unção [chrisma] do Santo, e sabeis tudo.[…] E a unção [chrisma] que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção [chrisma] vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis. (1 João 2:20,27)


Este texto mostra que nós, todo e qualquer verdadeiro cristão nascido de novo, tem hoje a unção do Santo, o Espírito, porque já a receberam no passado. Vale lembrar que o termo usado para unção é chrisma (Unção era a cerimônia inaugural para os sacerdotes) que provem de chrio que é o termo sagrado e religioso para ungir.


A consequência desta verdade é que não devemos ungir ninguém para “capacitar para o ministério”, porque todo cristão já tem a unção, que é o Espírito, que o capacita.


3) O Novo Testamento não prescreve unção com óleo com o termo religioso e sagrado para curas físicas

Há no Novo Testamento dois episódios que relacionam doenças, cura, ungir e óleo e ambas usam aleipho, o termo com sentido corriqueiro.


E expulsavam muitos demônios, e ungiam [aleipho] muitos enfermos com óleo, e os curavam. (Marcos 6:13)


Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o [aleipho] com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tiago 5:14,15)


O termo aparece 8 vezes no novo testamento (Mt 6:17; Mc 6:13; 16:1; Lc 7:38,46; Jo 11:2; 12:13; Tg 6:14). Leia os textos se deseja comprovar o uso corriqueiro.


Isso mostra que a intenção de Marcos e Tiago não era uma unção religiosa ou milagrosa, mas a conotação médica explicada no artigo do Pr. Eduardo Dantas. Contextualizado os versículos para os dias de hoje seria algo como: “eles davam o remédio e oravam com fé e Deus curava o enfermo”. Isto significa que Tiago afirma  que o presbítero não deveria zelar só pela saúde espiritual ou pelas questões espirituais, mas também pela saúde física; e que deveria fazer a “oração de fé”.


Apesar do termo “oração de fé” dar outro artigo quero fazer uma breve consideração sobre o assunto.


a) O que é Fé


Um dos enganos que as pessoas tem atualmente é não saber o que é fé. Coloca-se fé na fé e não fé em Deus. Fé é confiar em Deus, no Seu poder e na Sua vontade e não em nossa própria capacidade de confiar em Deus. Orar com fé não é orar com poder é orar confiante no poder de Deus. Observe que Tiago fala do profeta Elias, que “era homem sujeito às mesmas paixões que nós”. Ou seja, o enfoque não é nossa capacidade ― estamos sujeitos à paixões e falhas ― mas na capacidade de Deus.


b) Óleos, remédios e Fé


Tendo em mente o que realmente significa fé, o perigo de focar na sua fé, no óleo ou no remédio é grande. Quando você faz isso (colocar mais confiança em como você orou, ou se passou óleo ungido ou não, ou até se tomou remédio ou não do que a confiança em Deus), você está cometendo idolatria.


c) Tenha Fé


Por fim, não quero desestimular a oração pelo enfermos, mas quero encorajar segundo a verdade. Não quero que você pense: “agora, tudo que resta é dar o remédio e só dizer Deus seja feita sua vontade”. Não! Quando alguém estiver doente, medique a pessoa e ore para que Deus que a cure, confiando não no remédio, nem na sua capacidade, mas no Deus de Elias (nosso Deus) que fez parar de chover por 3 anos.


4) O Novo Testamento não prescreve a unção para consagrar objetos

Como bem apontou o Pr. Eduardo Dantas somente os objetos relacionados ao templo eram ungidos e consagrados ao Senhor. Esta unção era tão série que não era usada para ungir nenhum objeto caseiro. Logo, quero apresentar três motivos para você não ungir os objetos em sua casa ou igreja:


1) Como dito anteriormente, não estamos mais sob a lei cerimonial do Velho Testamento. Ela foi abolida no novo sacerdócio de Cristo. Portanto preceitos como ungir o templo não são válidos e praticá-los é negar as realizações de Cristo.


2) Não temos mais templos no molde do Antigo Testamento. Sua igreja local não é um templo. Sua igreja local é um edifício onde os templos de Deus se reúnem. Você é o templo de Deus, habitado por Ele, através do Espírito (1 Coríntios 6:19). Deus não habita em templos feitos por mãos de homens; (Atos 17:24).


3) Portanto, se há alguma coisa a ser ungida ou consagrada, esta é você, cristão. E não é você que fará isto. Deus já o fez, como vimos anteriormente, através da unção do Espírito.


Isso significa que você não precisa ungir seu carro. Ele já é de Deus, tanto porque toda terra Lhe pertence, quanto pela fato de  você ser apenas um servo e mordomo daquilo que Deus colocou em suas mãos. Não se iluda achando que você pode consagrar alguns itens para Deus e outros não. Nada é teu e tudo que você tem Ele lhe deu para o objetivo exclusivo de exaltar Glória de Deus (e isto inclui o copo onde você bebe suco). Seu comprometimento de usar qualquer objeto para a glória de Deus já foi feito quando você se converteu. Renove-o e o viva intensamente.




Fonte: Estudo da internet.

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