O propósito da morte de Cristo



 O propósito da morte de Cristo 


Entenderam o propósito da morte de Cristo e você entenderá a natureza de Deus a natureza do pecado e o significado da salvação. 


1) Quais são os propósitos primário e secundário? 


A) O sacrifício de nosso senhor resolveu o problema do pecado do homem em relação à santidade de Deus. Pagando a pena pecado como substituto do pecador, o cordeiro de Deus. (Jo 1:29).

O resultado primário da morte de Cristo é que ela estabelece um relacionamento legal entre Deus e o homem.


B) A morte de Cristo resolveu o problema do livre-arbítrio do homem em relação ao poder transformador do pai. Revelando o amor infinito de Deus, o bom pastor (Jo 10:11) providenciou um motivo para a reconciliação do homem com Deus. O amor sacrificial  bom pastor serve de estímulo moral para suas ovelhas, sua morte inspira os homens de tal forma que move o coração dos homens ao arrependimento.


2) porque o salário do pecado é a morte? 


A natureza Santa de Deus exige que a pena para todo pecado cometido no universo deve ser paga. A morte do seu filho sobre a cruz fez o pagamento da pena dos pecadores e dos crentes. Estando sem pecado Jesus não tinha necessidade de morrer por si mesmo. Através do amor voluntariamente sacrificou-se a si mesmo e morreu como substituto daquele que crê (Rm 6:23).

Portanto, os crentes que estão unidos com Cristo mediante a conversão estão livres da condenação (Rm 8:1). E estão isentos da segunda morte 

(Ap 2:11; 20:6). 


3) Por que o pecado deve resultar em morte? 


O salário do pecado deve ser a morte o oposto da vida, porque o pecado é contrário a Deus, e Deus é vida. O pecado viola as leis morais de Deus: santidade, amor e verdade. As leis de Deus não expressam somente sua vontade, mas também seu santo caráter. O pecado deve resultar em destruição, apenas para todo o pecado deve ser paga (Rm 6:23); 

(Gn 2:17). 


4) A segunda morte é o salário da pena do pecado? 


Os pecadores pagarão a pena por seus pecados sendo destruídos na segunda morte (Ap 20:15; 21:18). A primeira morte não é o salário final da pena do pecado. Se ela fosse, os cristãos, cujos pecados foram perdoados, não morreriam a primeira morte. Todos os homens morrem a primeira morte; somente os pecadores, morreram a segunda morte. 


5) porque Deus não destruiu a raça humana no momento que Adão e Eva pecaram? 


Por misericórdia, graça e longanimidade Deus postergou a data para execução da pena do pecado. Ele adiou a execução até a segunda morte de maneira que os pecadores tenham a oportunidade de se arrepender. 


6) Por que só Jesus serviria como substituto? 


Se alguém recebe o salário pelos próprios pecados na segunda morte será destruído  ele não pode viver eternamente. 

A segunda morte será a destruição, e a extinção da vida por aceitar a Cristo como substituto. Desde que a natureza de Deus demanda que a pena do pecado deve ser paga, e visto que o pecador não pode pagar a pena por si mesmo e ainda assim experimentar a vida, fica evidente que, se alguém deve ser salvo, a pena pelo pecado deve ser paga por um substituto. 

Jesus a única pessoa que poderia servir como substituto do homem. Somente ele era sem pecado. Se Jesus não fizesse sacrifício pelo homem, o homem estaria sem salvação.


A) Quando os pecadores que recebem a Jesus como substituto, o sacrifício e Salvador, se tornam vitalmente Unidos com ele. Entram em Cristo e Cristo entra neles ponto final em consequência dessa relação vital Deus pode tratar o pecador justamente como se houvesse obedecido os preceitos da lei e sofri da sua pena. Deus como juiz, declara que o pecador está justificado em relação à lei (2Co 5:21). O pecado do crente é posto em Cristo, e a justiça de Cristo é posta no crente. 


B) Um anjo não poderia ter servido de substituto do homem porque os anjos não se identificam com a raça humana e não podem morrer, os não se tornariam em carne para assumir a forma humana teria que ser da mesma matéria.

(Lc 20:36).  


C) um animal não poderia servir como substituto do homem porque o reino animal é inferior a raça humana 

(Hb 10:4). Unicamente Jesus é o substituto do homem. 

O sacrifício de touros e de bodes eram como um dinheiro simbólico, como cheques ou notas promissórias, que são aceitas pelo valor nominal até o dia do pagamento; mas o sacrifício de Cristo foi ouro que extinguiu absolutamente todo débito. Além disso, sua matéria não é a mesma do que a do ser humano e não possui o mesmo sentimento. 



7) Através de Cristo foi possível a conservação da natureza santa de Deus? 


O sacrifício de Cristo torna possível a Deus conservar a sua santidade, retidão e justiça enquanto ele perdoa e justifica o pecador que crê em Cristo. Perdoando o pecador, sim Deus não age de forma contrária do seu santo caráter 

(Rm 3:24 a 26).  Através da sua morte Jesus satisfez as demanda da lei e os seus requisitos do santo governo de Deus sobre o universo. Deus pode seguir sendo santo enquanto ele justifica os pecadores porque a demanda de sua santidade foi satisfeita no calvário. 


8) O ser humano agora dispõe agora dispõe de duas alternativas quais são? 


O pecador pode pagar pela pena dos seus pecados por si mesmo sendo destruído na segunda morte ou ele ainda pode aceitar os benefícios da amostra sacrifical de Cristo. Se o homem pagar a pena de seu próprio pecado na segunda morte ele estará dando satisfação pessoal por seus pecados. Se ele tornar a se unir com Cordeiro de Deus e aceitar os benefícios de seu sacrifício, ele estará dando uma satisfação substituta por seus pecados. Ele deve aceitar o sacrifício de Cristo ou ser destruído na segunda morte. 


9) A morte de Cristo é um resgate ?

A Bíblia também demonstra a natureza substituta da morte de Cristo descrevendo-a como um resgate (Mt 20:28); (Mc 10:45); (1Tm 2:6); 

(1Pd 1:18).



10) A substituição é de Cristo condicional ? 

Existem duas formas de substituição: condicional e incondicional. 


A) A substituição incondicional concede completa e absoluta libertação para aqueles que dela se beneficiam. “Não existem pré condições estabelecidas”. 


B) A substituição condicional oferece libertação somente sobre condição de que certos requisitos sejam cumpridos por quem a substituição é feita. A substituição de Cristo é condicional. Os homens não são salvos automaticamente simplesmente porque o preço já foi pago. O pecador deve atender certas condições. O pecador deve o Nice vitalmente é Cristo através da conversão.






Fonte: livro de teologia sistemas Alva G Huffer.




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