A aceitação da salvação pelo homem
A aceitação da salvação pelo homem
A salvação é condicional. Originadas na graça de Deus baseado no sacrifício de Cristo, a salvação pode se tornar uma realidade na vida do pecador somente se os requisitos de Deus forem satisfeitos. A aceitação pelo homem é uma condição sob a qual a salvação é outorgada (concedida, oferecida). Deus providenciou a salvação; o homem deve aceitar a salvação. o homem tem a responsabilidade.
I. Dois lados da salvação
Existem 2 lados da salvação, o lado divino e o lado do lado humano.
(porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito) Isto é o que Deus fez; este é o lado de divino da salvação. (para que todo o que nele crê.... Jo 3:16) Isto é o que o homem deve fazer; este é o lado humano da salvação.
No processo de salvação, existem coisas que só Deus pode executar, existem coisas que somente o homem pode fazer. Por exemplo, redenção e novidade de vida são obras divinas. O homem não pode redimir a si mesmo nem oferecer a si mesmo novidade de vida. Essas obras só Deus pode fazer. Por outro lado, arrependimento, fé e batismo devem ser cumpridas pelo homem. Deus não se arrependerá pelo homem. Embora a misericórdia de Deus conduz o homem ao arrependimento, ele é quem deve se arrepender. O homem por si deve ser batizado. Embora a fé seja uma dádiva de Deus, o próprio homem deve render a sua vida a Cristo e exercer a fé em sua obra de salvação. Essas coisas são o que o homem pode fazer.
1. O que Deus faz. O lado Divino da salvação inclui tudo o que Deus fez, está fazendo e ainda fará na salvação dos pecadores. Isto inclui todas as riquezas espirituais que Deus concede aos crentes através de Cristo. As 7 doutrinas da salvação são obras divinas: perdão, justificação, reconciliação, redenção, santificação, novidade de vida e a adoração. Esses são os benefícios espirituais que o crente recebe quando ele aceita a dádiva da salvação de Deus e entra em Cristo.
2. O que devemos fazer: O lado humano da salvação é a conversão. A conversão inclui três elementos: arrependimento, fé e batismo. Essas são coisas que o homem precisa fazer a fim de aceitar de Deus a dádiva da salvação.
II. Conversão envolve decisão
A salvação depende da decisão do homem em aceitar a dádiva do amor de Deus. Criado a imagem de Deus, o homem possui habilidade para escolher; a ele foi concedido a tomar decisões. O poder da decisão do homem é um dos 3 elementos da personalidade: intelecto, sensibilidade e vontade. Essas são as 3 funções da mente humana. Intelecto é a habilidade da mente humana de conhecer; sensibilidade e habilidade do homem em sentir; vontade é habilidade da mente escolher e agir. Portanto o poder da decisão é uma função da vontade humana.
A vontade do homem é o elemento controlador da sua personalidade. Sua vontade é a fonte de todas as ações, o poder governante da natureza moral. O intelecto produz o alvo, a sensibilidade puxa o gatilho, mas a vontade que atira a flecha. a vontade do homem é de suma importância na conversão.
A vida cristã começa com uma decisão. O filho pródigo decidiu (Lc 15:18). Rebeca, consentindo em casar-se com Isaque, anúncio: “Eu irei” (Gn 24:58). Saulo de Tasso perguntou: “Senhor diga o que queres que eu faça?” (At 9:6). Na conversão o pecador voluntariamente entrega sua vontade para a vontade de Deus. Ele escolhe a escolha de Deus. Ele diz “sim” a Deus por toda a eternidade.
A escolha do homem pela dádiva da salvação de Deus deve ser voluntária. Cristo se coloca a porta do coração e bate, mas a porta só pode ser aberta pelo lado de dentro. O pecador deve levantar a trava e abrir a porta, ou a porta nunca será aberta. Mediante o infinito amor, Deus inspira o pecador a abrir a porta, a desfazer a barreira e retirar a cortina de escuridão de modo que a salvação possa se tornar uma realidade em sua vida.
III. 3 elementos da conversão
Os 3 elementos da conversão são: arrependimento, a fé de batismo. A conversão, naturalmente, não é a base da salvação; Ela é a condição da salvação. o homem não pode adquirir a salvação. Arrependimento, fé e batismo não acumulam méritos de forma que Deus esteja obrigado a conceder a salvação com o pagamento de uma de vida. Sem a conversão o homem não pode experimentar a salvação, mas em si mesmo, os 3 elementos da conversão não salvam o homem. Jesus é o Salvador; a sua morte sacrificial o providencio o mérito e a base da salvação. Arrependimento, fé e batismo são condições essenciais para a salvação. São requisitos para a salvação porque colocam o pecador na posição apropriada na qual Jesus só pode realizar a sua obra de salvação. Uma ilustração dessa verdade é: quando um homem está enfermo, é preciso que ele visite o consultório de um médico para sua saúde, mas não é visita em si, e sim o médico que realiza a cura.
Arrependimento, fé e batismo estão intimamente relacionados. Na bíblia, quando um elemento de Conversão é mencionado, os outros 2 são incluídos ou estão implícitos no contexto.
Hb 6:1 a 2 Arrependimento Fé Batismo
Mc 1:15 Arrependimento Crer -----------
At 20:21 Arrependimento Fé -----------
Mc 16:16 --------------------- Crer Batismo
At 2:38 Arrependimento ----- Batismo
At 16:31 a 33 Lavar vergões Crer Batismo
O arrependimento é dar as Costa para o pecado; a fé é voltar-se para Cristo; batismo é entrar em Cristo. No arrependimento alguém se livra do pecado; na fé, esse alguém recebe a Cristo. No arrependimento, ele diz não para o mundo; na fé, ele diz sim a Cristo. No arrependimento, ele é “crucificado com Cristo" (Gl 2:20); no batismo, ele é “sepultado com ele” (Rm 6:4); e, através da fé, esse alguém é “ressuscitado com Cristo” (Cl 2:12). O arrependimento é crucificação; batismo e sepultamento; fé é ressurreição. O arrependimento é a morte do velho homem; O batismo é o sepultamento velho homem; e fé é o recebimento da novidade de vida.
IV. Conversão completa
A conversão do pecador do pecado para a justiça e do individualismo para Cristo deve ser completa. elas devem envolver a vida por completo. Seu arrependimento e a fé foram genuínos, desenvolveram todos os elementos da personalidade: intelecto sensibilidade e vontade. a conversão envolve uma mudança de pensamento, uma mudança de sentimento é uma mudança de propósito na vida do pecador. a relação do arrependimento e da fé para os 3 elementos da personalidade é demonstrado pela tabela a seguir:
Arrependimento Fé
Intelecto: Reconhecimento Crença
Sensibilidade: Remorso, pesar Convicção
Vontade: Renúncia Confiança e entrega
1. Arrependimento completo. Por arrependimento completo inclui o reconhecimento do pecado, pesar pelo pecado e renúncia ao pecado. O reconhecimento do pecado está relacionado com o intelecto do homem; o pesar pelo pecado está relacionado com a sensibilidade ou sentimentos; a Renúncia foi casta relacionada com a vontade ou poder da decisão. O arrependimento completo, portanto, afeta a vida do pecador por inteiro. O verdadeiro coração ou essência de arrependimento é a renúncia ao pecado é mudança de vida. É uma questão de vontade. o reconhecimento do pecado pessoal é um coração pesaroso pelo pecado não constituem o verdadeiro arrependimento até que levem a Renúncia do pecado.
2. Fé completa. A verdadeira fé inclui a crença, convicção e confiança, além da entrega. Como arrependimento, está relacionado a 3 elementos na personalidade do homem. A crença está relacionada ao intelecto do homem; a convicção com a sensibilidade, e a confiança e entrega estão relacionados à vontade do homem. Possuindo a fé verdadeira, o cristão crerá em Deus, em Jesus e nas suas verdades principais da bíblia; ele terá completa confiança em Deus e Jesus; ele entregará a Cristo como senhor e confia nele como Salvador. A crença e a convicção devem preceder a confiança e a entrega. A fé é baseada em fatos. Sozinhas, portanto, a crença e a convicção não constituem a verdadeira fé. A verdadeira fé resulta em confiança e entrega. Alguém pode saber todos os fatos requisitos de Jesus então salvação, e pode possuir completa convicção na habilidade de Cristo para salvar, mas ele não ele não experimentará a salvação a menos que pessoalmente entre em Cristo e se entrega inteiramente em suas mãos.
Fonte: livro de teologia sistemas Alva G Huffer.

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